Uruguai. Exemplo de simplicidade. Orgulho para o planeta.


Segundo a repercussão pela mídia mundial, você acredita que o presidente José Mujica é uma exceção à regra, um indivíduo isolado em seus devaneios, um pobre coitado idealista, ou um tipo em extinção na face da Terra? Ledo engano. Pepe Mujica é, na verdade, a representação de 3,3 milhões de pessoas. O retrato do comportamento de um povo inteiro e de como esse comportamento pode ser simplesmente refletido pelas urnas, com a sabedoria de um país que já sofreu as mais devastadoras guerras e crises econômicas que seriam possíveis para um povo sofrer. El uruguayo.

6538_457412194332317_1421878906_n

Eu fui ao Uruguai a trabalho e não tinha a menor idéia do que ia encontrar por lá. Todavia, o que eu encontrei foi tão contagiante que não posso deixar de contar para vocês aqui. Visitar o Uruguai é como voltar ao passado, viver uma época calma, simples e feliz. É um país sinônimo de recuperação, exatamente o que nós brasileiros mais precisamos nesse momento de tanta luta.

1

A grande maioria da população está concentrada em sua capital Montevidéu. Uma cidade linda! Junção de simplicidade com glamour. Passear por suas ruas é como desfrutar de uma melancolia gostosa, retrô, é como injetar cultura direto na veia. Fica à beira do grande delta do Rio de La Plata, ao sul das Américas e, por isso, possui as quatro estações do ano muito bem caracterizadas. Um outono intenso, no qual todas as folhas se amarelam e pintam a cidade inteira de romance. Em uma única semana elas caem, anunciando a chegada de um inverno dilacerante, onde o vento na cidade é tão forte e tão frio que machuca, castiga a alma. Mas, sempre tem a esperança da primavera que traz o tão aguardado verão e o país inteiro se reanima para aproveitar a vida.

5

Montevidéu é rodeada pela tradicional “Rambla”, o equivalente a orla marítima em espanhol. Um grande calçadão largo e comprido, em geral de pedras portuguesas, sempre paralelo à grande avenida que também margeia a cidade inteira e de onde se pode desfrutar de uma vista agradabilíssima da imensidão do Plata, bem ao seu lado. Muito gostoso e relaxante. Quanta saudade…

2

3

Eu “morei” por vários meses no apart hotel Punta Trouville que fica no bairro de Pocitos (também chamado de Biarritz), uma das zonas mais agradáveis de Montevidéu. Pocitos possui uma feira livre excelente onde eu e meus colegas de trabalho batíamos ponto religiosamente toda semana. Típica feira de artesanato de bairro, com quitutes tradicionais deliciosos e artigos de altíssima qualidade. Eu comprei várias botas e casacos deslumbrantes por lá, de ultíssima moda, legítimo couro uruguaio e com preços “a la Uruguay“, quase ‘de banana’.

Já o bairro mais animado de Montevidéu é o centro antigo, onde ficam vários monumentos históricos importantes, praças arborizadas, museus, igrejas, prédios públicos, etc. E onde fica também a jovem “Ciudad Vieja“, ponto de badalação total! O uruguaio é um povo definitivamente MUITO animado. Noitadas pelos botecos e boates das ruas de pedra da Ciudad Vieja sempre acabam de manhã, ainda lotadas. E não importa se é final de semana ou não, a farra é sempre grande.

Foto abaixo da Puerta de la Ciudadela, antiga porta espanhola de pedra, da entrada de uma cidade que já foi um dia uma verdadeira fortaleza, com direito a ponte levadiça, torres e canhões. Uma relíquia histórica orgulhosamente conservada por mais de 250 anos.

luizuru

Outro ponto turístico excelente de Montevidéu é o Mercado Modelo. Nota 10. Parillada completa (foto abaixo), chorizo con pan y papas fritas, cerveza Patricia, pescado relleno, empanadas de jamón y queso, dulce de leche con pan de miel en alfajor Havana. Hum… Já estou com água na boca. Mas com água na boca mesmo fico ao degustar um vinho Tannat. Minha maior paixão! Que potencial, que corpo, que coloração e que sabor. De preencher por completo o paladar. Tannat, cujo nome se origina da palavra tanino, é a uva mais característica do Uruguai, sua marca registrada. Eu comi e bebi muito bem no Uruguai, tenho muito a agradecer!

FOTO PARRILLADA

Estava vivendo em Montevidéu quando a trilha sonora “Al otro lado del rio”, do filme “Diários de Motocicleta”, ganhou o Oscar de melhor música original. Coisa raríssima na América do Sul. Eu não dominava e não gostava nem um pouco da língua espanhola antes dessa minha temporada no Uruguai. Mas, devo dizer que músicas uruguaias como essa e várias outras, de tanta qualidade e beleza, mexeram com a minha alma de uma forma muito profunda, a ponto de me despertarem um gosto genuíno por esse outro idioma ibérico, além desse que vos escreve. Hoje eu adoro “hablar” e ouvir o espanhol, me alegra “mucho” o “corazon“. Detalhe que, no Uruguai e na Argentina, o idioma não é exatamente o espanhol, mas sim o dialeto castellano (lê-se: /castecháno/), ainda mais bonito!

Fiz vários passeios pelo Uruguai, além de Montevidéu. Uma cidade que vale muito a pena conferir, e que fica na estrada de carro para a Argentina viajando para o oeste, chama-se Colonia del Sacramento. Já na viagem você vai apreciando a vegetação dos pampas uruguaios, em geral rasteirinha e de uma geografia bastante plana. Colonia tem uma história interessantíssima. É a cidade que mais foi tomada e reconquistada no mundo, devido a sua posição estratégica. Doze vezes no total. Toda vez que seus muros eram derrubados por canhões, o atual conquistador reformava as fachadas seguindo seu próprio estilo. Estilo português, depois estilo espanhol, depois estilo português de novo, depois de volta ao espanhol, e por aí vai… Isso fez com que a cidade virasse uma verdadeira bagunça arquitetônica. O que a faz singular.

Colonia_del_Sacramento-5034

Já para o outro lado, viajando a leste de Montevidéu, fica aquele símbolo do país que todo mundo bem conhece, a tão famosa Punta del Este. Punta é um balneário turístico chiquérrimo, excelente, muito rico, situado num país de gente muito simples. Seu cassino atrai inúmeros turistas brasileiros que não podem jogar legalmente no Brasil. Possui uma marina para lá de elegante e praias de altíssima qualidade. Um verdadeiro oásis de primeiro mundo. O mar é calmo e sem ondas, a areia é grossa e escurecida, mas não deixa de ser extremamente agradável. Você vai se encantar pelo charme da cidade, com suas ruas cheias de classe, com shoppings e restaurantes de ponta e também com vários pássaros pela praia tomando sol na orla de pedras.

Foto abaixo do monumento “Ao Afogado”, que fica na Praia Brava.

7

Punta-del-Este-Skyline

Punta é sem dúvida o destino mais procurado do Uruguai. Eu recomendo muito a visita. Mas não se esqueça que o país ainda tem muitos outros lugares a oferecer, como Maldonado, Florida, Carmelo, Mercedes, a rota do vinho Tannat… Praticamente todos os dias saem excursões de Montevidéu para todas essas cidades que venho falando, incluindo para a minha tão querida Buenos Aires, bem vizinha, bastando pegar uma balsa e atravessar o Plata para ir visitá-la também (não deixe de ler o post sobre Buenos Aires nesse mesmo blog!).

Quero finalizar o tour pelo Uruguai adicionando a esse texto uma das experiências pessoais mais marcantes da minha vida. Em um dos finais de semana que eu e meus colegas tivemos folga do trabalho, resolvemos alugar um carro e desbravar a costa uruguaia até a fronteira com o Brasil. O passeio acabou sendo muito emocionante e surpreendente, o Uruguai nos abraçou tão completamente, que até hoje, essa é uma das viagens que eu mais tenho lembranças para levar dessa vida. E tenho certeza que o mesmo aconteceu com todos os cinco amigos que estavam naquele carro.

Antes de sair, tínhamos pego algumas dicas com uns colegas uruguaios e eles nos disseram para não deixar de visitar o povoado de Cabo Polonio.

Meu Deus! Que impressionante! Cabo Polonio foi com certeza o lugar onde mais nos divertimos naquela viagem imprevisível. O povoado fica numa reserva em que não podíamos chegar de carro. Então, já começamos a aventura pegando carona numa caminhonete engraçadíssima cheia de locais e turistas amontoados na caçamba (veja foto abaixo). Chegando lá, o visual era paradisíaco. Lugar super aconchegante, estacionado em algum tempo ideal do passado. Sem tecnologia, sem asfalto, sem nenhuma modernidade. Só com a simplicidade da vida boa e com o mínimo do que se necessita para ser feliz. E fomos. Fomos muito felizes aquele dia.

playas47

A mansidão do mar azul de Cabo Polonio é altamente contagiante. Combina perfeitamente com tudo ali a sua volta. Mas como se não bastasse a perfeição do mar, ao redor daquela cidadezinha frágil e pequena existe uma imensidão de dunas. Dunas de areia espetaculares, altamente convidativas. Brincamos como se fossemos crianças. Subíamos os imensos morros correndo incansáveis, gargalhando abestalhados para depois rolar duna abaixo feito salgadinho empanado. Festejávamos como se precisássemos aliviar um estresse que estava acumulado há anos em nossa vida adulta. Que divertido! Tenho certeza que foi ali que a amizade que sentíamos uns pelos outros se solidificou para sempre.

8

Depois de brincar horas nas dunas, voltamos para a cidade esganados de tanta fome. O povoado ainda por cima tem a excelência da gastronomia. Várias casas funcionam como restaurantes e têm especialidades a escolher. Escolhemos comer pescado assado na brasa, com Aquela saladinha básica, tomando cerveja numa mesa de praia com os pés já quase tocando na água. Recomendo essa terapia para todo mundo.

9

Até que ficou de noite e chegou a hora de partir. Estávamos anestesiados. Mal me recordo de como chegamos à cidade de Punta del Diablo para dormir numa pousada que já estava previamente reservada para nós. O vilarejo é de veraneio e estava lotado naquela época do ano. Lembro-me de termos saído pra jantar num restaurantezinho bem bacana perto da pousada, como tantos outros que existem ali.

De manhã fomos passear pela praia e fazer o nosso turismo. Também fiquei encantada com Punta del Diablo. Ô Uruguai que não pára de me surpreender! Uma graça de lugar, com um monte de casas super charmosas, numa praia deliciosa, também de mar muito calmo e bonito. Com uma areia muito branca e um canto com um monte de pedras arredondadas enormes, bem maiores que a gente, moldadas pelo eterno vai e vem das ondas. Ficamos ali conversando, rindo, explorando e tirando fotos por algumas horas. As fotos saíram lindas porque o lugar realmente ajudava muito. Na vila tinha também uma feirinha de artesanato local (que nunca pode faltar) com artigos que valem tanto quanto a lembrança de um momento. Punta del Diablo é, com certeza, um lugar ideal para se esquecer do inferno da vida urbana.

11

Almoçamos e seguimos nosso caminho mais uma vez, para o destino mais longínquo da nossa jornada. Aquele lugar cantado em nossos hinos e muito honrado de ser o extremo sul do nosso imenso país. É com o Chuí que eu também vou chegar ao extremo sul desse post.

10

Chuí é o maior barato. Em todos os sentidos! Uma cidade metade uruguaia, metade brasileira; metade Chuí, metade Chuy. Adoramos passear pelas ruas de comércio daquele lugar, tomando sorvete e desfrutando de seus preços de duty-free. Brasileiros como somos, compramos de tudo. Tênis Nike, perfumes franceses, remédios a preço de ponta de estoque, e por aí vai. O carro voltou abarrotado de muamba, com sacolas até sobre nossas cabeças. Mas nós não ligamos porque, ao contrário de como pensa aquele povo que nos hospedava, a única coisa que importava para nós era saciar o vício desenfreado pelo consumo.

Triste realidade. Consumimos o fútil deliberadamente, mesmo depois de ver com os próprios olhos como é possível ser feliz com simplicidade, sentindo como tudo o que precisamos é de muito pouco. Mesmo após desfrutar da sabedoria de todos aqueles lugares que tínhamos acabado de visitar, ainda assim, todas as lições que havíamos recebido do povo uruguaio não duraram por muitas horas, e infelizmente, não as trouxemos conosco na volta para casa.

Esse post foi publicado em . Uruguai, América e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

54 respostas para Uruguai. Exemplo de simplicidade. Orgulho para o planeta.

  1. cleusa maria de oliveira disse:

    Alline…
    Um artigo maravilhoso. As imagens enchem os olhos e o texto envolve a alma. Parabéns, minha filha, vc é “Grande”. Bjos.
    Mamãe.

    Curtir

    • Alline disse:

      Eu sei que comentario de mae nao conta…
      Mas minha mamae e’ linda!!!
      😀

      Curtir

      • Não é comentário de mãe coruja não, o teu texto é excelente e me fez viajar junto!!!!
        Sou gaúcha de POA, mas moro em Cascais, Portugal.
        Portugal também é um pequeno país e é lindíssimo!
        Conheci Montevideu faz tempo e me encantei, lembro-me bem!
        Meu filho e minha nora que moram em São Paulo, vão conhecer o Uruguai em setembro!
        Um pormenor (ou seria “pormaior”?), minha mãe era uruguaia!
        Um abraço e parabéns!

        Curtir

      • Alline disse:

        Muito Obrigada pelo carinho Haydee!
        O Uruguai e’ mesmo apaixonante. Fiquei muito feliz de escrever o post.
        Espero que sua familia goste de la’ tanto quanto eu!
        😀

        Curtir

    • Miguel disse:

      Soy Uruguayo y tengo 3 hermanitas en Brasil desde hace 35 años. Un pais Maravilloso, con gente hermosa. Un Gigante que ha comenzado a despertar lentamente y sin dudas formara parte del Primer Mundo. Cuando esto sea asi….no se olviden de este Pueblo Hermano que tanto los ama, no es un pueblo grande pero siempre tiene los brazos abiertos para recibirlos con cariño y ternura. Gracias Brasil. Bjos.

      Curtir

  2. Brasiliense disse:

    Aline, mais uma vez você conseguiu traduzir em palavras tudo que o lugar tem a oferecer. Parabéns!

    Curtir

  3. Romulo Dantas disse:

    Alline, post mais que perfeito!! Obrigado por trazer tantas lembranças maravilhosas desse lindo país que (concordo contigo) muito tem a surpreender quem desejar conhecê-lo. Parabéns pelo belo relato do que é o nosso querido Uruguai.

    Curtir

    • Alline disse:

      Obrigada Romulo!!
      Sinto muita saudade das nossas conversas no Punta Trouville. Sua companhia naquela epoca foi muito importante pra mim. Tenho otimas lembrancas. Sinto muita saudade de voce!
      Bjao meu amigao gigante!!
      😀

      Curtir

  4. Flavio (FOF) disse:

    PERFEITO!!!
    Alline, eu não sabia desta sua veia poética. Parabéns!
    O post me trouxe excelentes lembranças do que foi sem dúvida a experiência pessoal e profissional mais marcante da minha vida (depois de ser pai. hehe).
    Hay zillertal ??? :o)

    Curtir

    • Alline disse:

      A Ziller!!!
      Grande lembranca fof!!!! Que saudade de voce!!!!
      Precisamos fazer uma reuniao com todo mundo de novo!
      Talvez um dia de certo 😀

      BJAO FOF!! Saudade!

      Curtir

      • andres disse:

        Aline, esta toda la galera respondiendo a este post !! que saudade !!! los extranamos a todos !!!! Fof ? Mimi ? tengo miles de fotos para enviarles de nuestras noches en la ciudad vieja 🙂 . Saludos Besos y Abrazos. pd: Brasil y los brasileros son gente muy fina !! 🙂

        Curtir

      • allineo disse:

        Brigadao Andres!!! Que saudade de todos voces!!!
        Besos miles!!

        Curtir

  5. Mirtha disse:

    Feliz e emocionada em ler tua postagem Alline.
    Nasci e vivi até os 24 anos em Montevideo Morando há muitos anos no Rio de Janeiro, adotei a cidadania brasileira e amo muito o Brasil.
    Sinto muito carinho e orgulho de ter nascido no Uruguay.
    Muito obrigada pelo maravilhoso momento que me foi proporcionado ao ler teu post.
    Um abraço grandão com muito carinho.
    Mirtha

    Curtir

    • Alline disse:

      Oi Mirtha!
      Que bom que voce gostou! E’ muito importante pra mim que os Uruguaios tambem gostem do meu post.
      Fui muito bem acolhida por voces, e esse post e’ so’ uma pequenina homenagem pra retribuir tudo de bom que o Uruguai sempre me proporcionou!
      Muito obrigada pela leitura e pelo carinho!
      Alline

      Curtir

  6. mimi disse:

    Parabéns Aline,pelo texto que nos faz reviver a beleza que é o Uruguai,muito bom.Mimi.

    Curtir

  7. zuleide sampaio disse:

    Aline,
    Encontrei seu post , ao procurar informações sobre o Uruguai .
    O seu texto é maravilhoso, quase poesia.
    Pretendo viajar para lá no mês seguinte com meu esposo.. caso tenha alguma dica……

    Curtir

    • Alline disse:

      Oi Zuleide!
      Que bom que voce gostou do post.
      Tenho algumas dicas sim, mas depende muito do que voces gostariam de fazer no Uruguai. Tem opcoes para todos os gostos.
      Se quiser um passeio mais tranquilo, eu recomendo a costa leste do Uruguai, super tranquilo e e’ uma delicia.
      Se quiser algo mais glamouroso, estilo balneario chique, eu recomendo Punta del Este. Muito bom e muito badalado!
      Mas se quiser algo mais cultural, mais cabeca, ai eu recomendo Montevideo, visitar seus museus, monumentos, pracas, etc…
      Fica a seu criterio 😀
      Alline

      Curtir

  8. Adão Ede Moebus disse:

    Aline, parabéns pelo post, mas gostaria de saber, qual a distância entre Porto Alegre e Montevideu, eu passo por Jaguarão, e por onde mais, tem pedágios? Se puder me ajudar, agradeço, um abraço do Adão = Petrópolis RJ

    Curtir

    • Alline disse:

      Oi Adao!
      Obrigada pela leitura!
      Tem diferentes estradas para Montevideu. Eu sugiro a estrada pela costa, e’ mais longa, mas e’ bem bonita e passa por Punta Del Este…
      Essa viagem pode demorar mais de um dia, se voce fizer todas as boas paradas que existem como opcao…
      No Uruguai, eu nao me lembro de ter pedagio nao…

      Curtir

  9. Eneida disse:

    Aline, como você escreve bem! Numa linguagem que nos leva junto á tua viagem. Parabéns!

    Curtir

  10. Marysia Alves disse:

    Oi minha querida!
    Adorei o que escreveu!
    Me bateu uma saudade gostosa da minha viagem de navio ali em janeiro…
    Obrigada pelo delicioso flashback!
    Parabéns e continue a escrever!
    Marysia

    Curtir

  11. Alline disse:

    Obrigada minha titia LINDA!!!

    Pode deixar que eu vou continuar a escrever sim, to adorando esse negocio !
    😀

    Curtir

  12. Pingback: Mi Buenos Aires Querido! | As Viagens de Alline

  13. Martin disse:

    Muy buena nota !! Te felicito !! Uruguay es un país Hermoso !! soy uruguayo y me alegran cuando lo ven así desde afuera.! Salud y acá son todo bienvenidos !

    Curtir

  14. Juan disse:

    Gracias en nombre de todos los Uruguayos, excelente nota. Un abrazo

    Curtir

  15. Ana disse:

    qué bonitos comentarios de mi país… así somos..personas sencillas y amistosas. lindas palabras. gracias. ❤

    Curtir

  16. mario navarro disse:

    Un articulo muy bien redactado felicitaciones y vuelva siempre

    Curtir

  17. Flor disse:

    Alline, soy Uruguaya,vivo en Montevideo.
    Me gustò mucho todo lo que escribiste,coincido contigo en que los balnearios de Rocha son los màs lindos de Uruguay.
    Gracias por describir el Uruguay tan Bien.

    Curtir

  18. Es tan bello este artículo sobre mi País, como real.Acredito las palabras que así han descrito mi tierra y gran parte de su historia reciente. Aún debemos continuar creciendo,y principalmente desde lo espiritual y madurar mucho como ciudadanos desde nuestras responsabilidades como tales. Brasil y Uruguay unidos para siempre. Muchas gracias por sus palabras.Un abrazo!!!

    É tão bonito este artigo em meu país, bem real.Acredito as palavras descritas minha terra e grande parte de sua história recente. Nós continuamos a crescer, principalmente a partir do espiritual e madura muito como cidadãos de nossas responsabilidades como tales.Brasil e Uruguai juntos para sempre. Muito obrigado per sùas palabras.
    Abraço!!!
    Daniel Deniesse
    https://www.facebook.com/DanielDeniesemusicaparaninosylafamilia?ref=hl
    http://daniel-musickids.blogspot.com/

    Curtir

  19. PABLO disse:

    MIRA QUE BIEN CHE!!!

    Curtir

  20. Obrigado pelo relato de nosso lindo pais Uruguay eu ande morando ha muitos anos no SP Mogi das Cruzes muitas lembranzas bonitas du Brazil.Pd. No Uruguay ten 2 pedagios ok 2 dolares cada.Luis Medina San Martin.

    Curtir

  21. rogelio disse:

    Todo lo expresado en este artículo es mentira muy pero uy lejana de la realidad . Evidentemente quien lo escribó o, es un acólito, de “esta gente” o desconoce totalmente la REALIDAD URUGUAYA!!! O quizá es una broma de mal gusto!!!!

    Curtir

  22. Muchas Gracias Orgulloso de que se hallan sentido bien en nuestra tierra, La tierra que es de todos Abrasos facebook Rancho Armonia

    Curtir

  23. Monica disse:

    Muy interesante nota sobre nuestro pequeño pero hermoso pais , con mucho cariño estamos para agasajar a nuestros turistas , saludos cariñosos de Monica , vivo en Montevideo, veraneo en Piriapolis , otro hermoso lugar y El Cabo Polonio es lo mas HERMOSO y TRANQUILO

    Curtir

  24. Verónica Brazeiro disse:

    Un lindo articulo para alguien que no conoce nada del Uruguay. Visto por ojos extranjeros parece una cosa, la realidad difiere bastante..

    Curtir

  25. muchas gracias x los conseptos de nuestro pequeño pais pero con el corazon grande para los visitantes de la patria grande q quiso ,nuestro libertador jose artigas ,,,,,,,,

    Curtir

  26. Hermosas palabras y un gesto lindo, soy uruguayo vivo en la frontera chuy-chui y comparto mas de cerca la convivencia con ustedes brasileños y es una de las cosas mas lindas su simpatía caracteristica y esa alegria que contagia … hermosas palabras ..un abrazo enorme de corazon

    Curtir

  27. gracias por tantos elogios a mi tierra, me ha tocado viajar por Brasil y también he encontrado lugares y personas maravillosas ahí. muchos saludos de Juan Cotelo- Rivera- Uruguay

    Curtir

  28. viviste una fantacia la realidad es otra

    Curtir

  29. SOY DEL NORESTE URUGUAYO . MUY LINDO TU POST . EL TURISMO DEL INTERIOR ES FABULOSO , YO VIVO EN LA FRONTERA CON BRASIL Y TE CUENTO QUE EL TURISMO ECOLOGICO ES MUY BUENO ( SE TRATA DE LAS ESTANCIAS TURISTICAS) HAY MUCHA FLORA Y FAUNA QUE VER , GRACIAS POR EL COMENTARIO

    Curtir

  30. Luis Moreira disse:

    Agradecido como Uruguayo que pueda describir a nuestro pais mejor que nosotros . Feliz de saber que lo pasaste bien y esperamos que pronto regreses !!!

    Curtir

  31. JAVIER TORENA disse:

    GRACIAS POR TENER ESE CONCEPTO SOBRE NUESTRO PEQUEÑO GRAN PAÍS ESPERAMOS VUEVAS A DISFRUTARLO JAVIER

    Curtir

  32. Yolita disse:

    Qué lindo Aline lo que escribiste sobre nuestro País!. Es todo realidad, nada fantasía Tenemos paisajes hermosos que algunos uruguayos no lo conocen . Nuestra gente es amable y solidaria, como ustedes lo pudieron comprobar Vuelvan siempre!!!

    Curtir

  33. O BRIGADO HERMANO BRASILERO POR EL ARTICULO ESCRITO POR VOCE,,,,SI URUGUAY ES ASI CALMO, TRANQUILO.SIN RUIDO…EU FICO EN PIRIAPOLIS CIDADE BALNEARIA TODAVIA SE PUEDE VIVIR CON LA PUERTA ABERTA…….GRACIA HERMANO VIVA BRASIL VIVA URUGUAY

    Curtir

  34. Wilder Dutra disse:

    Muy lindo el post y muchas gracias por los elogios, soy del norte uruguayo y te recomiendo que te des una vuelta por Tacuarembó y visites la “FIESTA DE LA PATRIA GAUCHA”. Ahí te vas a remontar más atrás en el tiempo y todos los años se renueva con propuestas distintas de las “Aparcerías”. Te sugiero también que uses el “Google Earth”, y vas a ubicar mejor todos los lugares. Saludos!

    Curtir

  35. Andrea disse:

    Hermosas palabras, muchas gracias. Como Uruguaya estoy muy orgullosa de que esa sea la impresión que se han llevado como turistas, estoy convencida que el Uruguay turístico es realmente bellísimo y vale la pena promocionarlo. La próxima vez que vengan al ” paisito” los esperamos también en la frontera Rivera-Livramento, única por sus características y su idiosincracia. Bienvenidos siempre!! 🙂

    Curtir

  36. Francisco disse:

    Muito obrigado, muito emocionante pra mim leer isso de uma Brasileira.
    Simplesmente, GRACIAS

    Curtir

  37. Margarita disse:

    Alline querida, soy una uruguaya, del interior del país, que tuvo la suerte de crece en la otra frontera: ARTIGAS-QUARAÍ y te puedo decir que tengo también UN MUY ALTO CONCEPTO DE LOS BRASILEÑOS.
    ¡Gracias a Dios, gente buena hay en todos los países ! Te agradezco los conceptos vertidos- como buena uruguaya -ME ENCANTARON Y TE FELICITO POR TU RELATO: MAGNÍFICO ! Me gustó mucho tu redacción y tienes talento para el relato, para hacerlo vívido.
    ¡ No dejes de hacerlo si te agrada ! Beijinhos e venha de novo, minha querida..

    Curtir

Deixe um comentário